Quarta-feira - O professor fala por algum tempo das suas dificuldades em aplicar os conteúdos práticos de sua grade. A Universidade não tem aparelhagem para a realização de várias técnicas da arte, como por exemplo:
serigrafia; gravura; cerâmica; pintura...
Algumas questões que esse fato nos apresenta:
1ª- A Universidade tem mesmo interesse em formar educadores no âmbito das Artes?
O custo da aparelhagem para tal objetivo é relativamente caro. A instituição não tem esse retorno financeiro, pois não há grande procura por essa formação. A Universidade mesmo, omite-o nas opções que divulga aos candidatos.(Sempre com a desculpa de que as informações sobre os cursos estão sendo atualizadas.)
2ª- O conhecimento de algumas técnicas elitistas -por ex.: gravura em metal, terá mesmo utilidade prática?
Sendo que a maioria das escolas não tem condições de fornecer este material, e os pais dos alunos não comprariam os materiais necessários.
Como artista-educador, me interessa muito conhecer esta técnica. Mas eu mesmo não terei condições financeiras de explorá-la. E sabendo a realidade das condições do Ensino no Brasil, sei que não haverá condições de ensinar esta técnica, a começar pela duração das aulas, os 50 minutos.
3ª- O tempo, que já é pouco, é para discutirmos essas questões com o professor, ou para termos aula prática de alguma técnica?
Uma aula já se foi, e ficamos abordando esses assuntos que não temos como solucionar.
4ª- Sendo a Arte, a única disciplina que pode de imediato "questionar certezas" e provocar reflexão, terá um cuidado especial por parte das instituições ( Universidade- Estado) que sustentam o sistema néo-liberal capitalista?
Há interesse real deste sistema,  na formação de cidadãos críticos? pensantes?
Um sistema que não tem interesse em formar educadores.
O brasileiro está sendo preparado para ser um "peão-de-obra" da informática e seus derivados, formado também para serviços manuais indispensáveis, para o conforto de uma classe dominante e consumista.
O que faremos???
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