Arquivo do blog

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Modernismo - algumas reflexões, e resumão.

Examinando os movimentos artísticos do século XX, constato que o ser humano sempre teve uma atitude de rebeldia às convenções que lhe eram impostas, isso, quando não, ele próprio de alguma maneira participava da "construção" destas convenções, por omissão, exclusão  ou, engajamento.

O desconforto que a vida nos apresenta -sempre achamos que falta algo, que nem tudo está bem, que algo não está no lugar- sempre foi a força motriz da busca por mudança. Não foi diferente no final do séc.XIX, quando os artistas começavam a expressar em suas telas um certo "desprendimento" da arte neo-clássica e suas regras.
Aos poucos, as imagens "limpas e minuciosamente, bem distribuídas" e os temas das pinturas, foram sendo substituidas por pinceladas mais soltas, temas e personagens comuns, os pintores saíam dos ateliês e se aventuraram a pintar ao ar livre. Os retratos ficaram por conta da máquina fotográfica. Foi a descoberta dos efeitos da luz. E os artistas passaram a registrar em suas telas a percepção desta luz: na relva, nos vestidos, no chão, na água, pintavam com ligeireza, pois a luminosidade em minutos se alterava.
Foi o que se chamou, mais tarde, "Movimento Impressionista" daí,,a examinar  e experimentar os próprios efeitos das pinceladas, sem se  importar mais com o modelo a ser pintado, foi um passo.Alguns abandonaram de vez a figuração, outros enfatizaram a emoção, outros, as sensações das cores, etc...
Dessas experiências todas, resultaram os "ismos" inaugurando a arte moderna.


Nenhum comentário: